A presidenciável Marina (PV) esconde bandeira do arco-íris

13 de abril de 2010
By

Sander Simaglio é gay assumido e vereador pelo Partido Verde (PV) de Alfenas, cidade do interior de Minas Gerais. Marina Silva é candidata à Presidência da República pelo mesmo partido.

O parlamentar tinha o sonho de ver a sua candidata empunhar a bandeira do arco-íris, símbolo da comunidade gay no mundo inteiro, assim como tinham feito Fernando Henrique Cardoso e Luis Inácio Lula da Silva, os dois últimos presidentes do país.

Porém, o vereador teve o seu sonho frustrado ao ver Marina Silva esconder a bandeira que entregou de presente. O fato se deu na posse do novo presidente do PV de Minas, Ronaldo Vasconcellos, quando a candidata à Presidência fez discurso no evento. Em mensagem encaminhada a Marina Silva, o vereador faz um relato dos momentos anteriores à entrega da bandeira.

“Saí de Alfenas para andar 800 quilômetros e levei no bolso do meu paletó uma bandeira gay, símbolo da nossa luta. Como eu tinha certeza que a senhora não ia ter tempo de conversar sobre, pensei em entregar-lhe a bandeira na esperança de ver sua atitude”. Em seguida o vereador refletiu sobre a atitude da ex-senadora.

“Pensei”, escreveu Simaglio, “se ela abrir a bandeira quer dizer que ela nos apoia e que poderíamos ter esperanças. Se ela não abrir, é porque o tema é polêmico demais para se tratar assim em público”, refletiu o vereador.

Simaglio revela que, ao chegar ao local do encontro, Marina Silva estava “rodeada de políticos. Mas a bandeira estava no bolso e eu não queria entregar-lhe de qualquer jeito, como um presente, como aqueles buquês de flores que a senhora ganhou”, desabafou.

Para o vereador, a bandeira do arco-íris na mão de um candidato representa “compromisso”. Simaglio confessou a Marina que não estava ali apenas como “parlamentar”, mas também como “cidadão gay brasileiro”.

Sobre o momento de entregar a bandeira, Simaglio conta: “Era aquele o momento. Respirei mais aliviado. Estava juntinho da senhora. Em seu ouvido eu disse: ‘Trouxe um presente para a senhora: uma bandeira gay’. Quando a tirei do bolso, disse nos seus ouvidos: ‘Faça como o presidente Fernando Henrique e o presidente Lula, abra e a levante com orgulho pra todo mundo ver que a senhora é uma candidata que quer dialogar conosco, 19 milhões de cidadãos LGBTs brasileiros’.”

Ao entregar a bandeira a Marina Silva, o vereador diz que reparou no “semblante de espanto” da ex-senadora. “Abri a bandeira para a senhora, na esperança de que iria repetir o ato de diversos políticos brasileiros que rotulamos como modernos, livres do ranço do conservadorismo e a senhora, para minha surpresa, deu um jeitinho de me abraçar com uma mão e com a outra, por baixo, esconder, mais que depressa, o símbolo da luta do movimento homossexual brasileiro”, conta.

Sander Simaglio diz que saiu do evento admirando ainda mais a senadora, mas levanta um questionamento. “Confesso, senadora, que saí de lá ainda mais fã da senhora, mas pensando se é realmente na senhora que vou votar, se é para a senhora que vou pedir voto”. O vereador disse esperar um posicionamento de Marina Siilva a respeito do PLC 122, que criminaliza a homofobia, e da parceria civil, e que aguarda outra oportunidade para entregar a bandeira à candidata e vê-la empunhar o símbolo da comunidade gay.

No fim da mensagem, Simaglio se apresenta como candidato a deputado estadual pelo Estado de Minas Gerais, e reforça a sua admiração pela senadora. “Aguardo ansiosamente sua colocação, me despeço e pronto para que num futuro bem próximo eu possa encontrar com a senhora novamente e lhe entregar outra bandeira gay, com a certeza de que a senhora vai levantar esta bandeira com o mesmo orgulho que a senhora levanta tantas outras”, finaliza.

Sander Simaglio confirmou à reportagem do site A Capa as informações a respeito da postura de Marina Silva e afirmou que a candidata não quer discutir em público as questões LGBT, pois teme “perder apoio da comunidade evangélica”.

COMO SE NÃO HOUVESSE EVANGÉLICOS GAYS!

7 Responses to A presidenciável Marina (PV) esconde bandeira do arco-íris

  1. Paulo César on 13 de abril de 2010 at 17:09

    Só por curiosidade: o Lula e o FHC fizeram algo em prol dos homossexuais?

  2. Fabianny on 13 de abril de 2010 at 20:24

    Não, Paulo César. Eles só fizeram média (embora arriscando os votos de evangélicos). E a Marina Silva, que nem isso fez? HAHAHAHAHAHA

  3. MINAS UM LUXO » Marina Silva nega preconceito on 25 de maio de 2010 at 7:51

    [...] de Alfenas, Sander Simaglio, em abril.  Sander é integrante do Movimento Gay de Alfenas (MGA) e presenteou Marina Silva com a bandeira durante a posse do novo presidente do PV mineiro .  O vereador disse à imprensa na época esperar da pré-candidata uma postura favorável, como [...]

  4. Ana on 9 de agosto de 2010 at 0:48

    Sou homossexual e acho que Marina fez o certo, embora não o que iríamos querer que ela tivesse feito. Apesar de homossexual, também não acredito em casamento gay – acredito em festa, em todos os direitos que casados têm, mas não acredito em casamento religioso. Ora, nós sabemos que pastores e padres do mundo todo não aprovam a homossexualidade. É uma hipocrisia da parte de um homossexual, mesmo que se identifique muito com a religião, querer se sujeitar a fazer parte de uma comunidade que não lhe aceita. E caso não achem hipócrita, pensem que o meu votar na Marina, por mais que defenda os direitos dos homossexuais, é a mesma coisa de um gay querer casar na igreja católica. Voto na Marina porque ela é a presidenciável mais inteligente e comprometida entre os 3 principais, e porque sei que ela defenderá os direitos de TODOS, não como pessoa, evangélica, e sim como Estado. Ela tem noção disso. nós também temos de ter.

  5. brian macedo on 1 de outubro de 2010 at 1:06

    ola, eu sou brian e estou fora do brasil ja fazem 6 anos, hoje tive o prazer de ver o ultimo debate rumo as eleiçoes, e estou orgulhoso de de ver tanta qualidade na politica brasileira, mais eu quero enfatizar a Sr Marina ela e uma pessoa seria que nao tem medo nem de perder nem de ganhar, ela e correta e acho que a pessoa mais seria para estar a frente do nosso pais…porque si vamos falar de uma pessoa capacitada para direcionar este pais ja temos uma referencia de Lider que e o Sr Lula, cheio de erros mais que colocou o nome do brasil em alto!!!
    nao sou a dilma por alguns detalhes que nao quero comentar mais sou marina por integridade e por creer que ela sim pode nos dirigir a uma nova historia!!!

  6. Dyogho Zidhe on 1 de outubro de 2010 at 7:59

    Cara Ana , referindo ao comentario anterior , gostaria so de colocar uma complementeção , quando vc diz ” Ora, nós sabemos que pastores e padres do mundo todo não aprovam a homossexualidade.” … Voce conhece a igreja evangelica conteporanea ? POiis e , e uma igreja onde os pastores sao gays , e atualmente e a igreja que mais cresce no pais . Quanto a atitude da marina , me reservo no direito de definir apenas com uma palavra RIDICULO ! Ela nao sabe que a maior parada GAY do mundo , acontece aqui ? Tadinha , ela acha que nao existe evangelicos gays , rsrsr !

  7. juliana on 1 de outubro de 2010 at 16:40

    Creio eu que os homossexual nao pede o direito de casar na igreja, mais o direito de casar no civil, e o direito de registrar o filhos, direito de adoçao: explico o porque é importate casar no civil, um casal homossexual estao juntos algun anos. juntos costroe bens materias, se algun dos dois morre, a familia do outro sao os primeiro a reclamar a metade dos bens ou ate mesmo tudo…
    sou casada eu e a minha esposa temos varios bens juntas, o poblema é que esta tudo no meu nome, por motivos…..ainda nao tive como fazer um documento. conversando com a minha mae sb se acontecese algo comigo, que a minha esposa tem medo de fica sem nada. a minha mae respondeu, a sua esposa nao se preocupe que a metade sera dela, eu disse de maneira alguma por direito sera tudo dela. e quem garante se eu morrer hj a minha familia nao vai entrar na justiça para tomar o que é da minha esposa: escrevo um pouquinho da minha historia como experiencia para outro casais..

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Apoio

Estatuto Gmais Kaiú Design Alternativa FM Cabana Neptunnos Prisma Contabilidade Congregabahia Eco Prime Turismo Adé