Palestras em escolas da I Semana da diversidade LGBTS da Chapada Diamantina repercute na região e é aprovada pela população.

A I Semana da Diversidade LGBTS & M ( lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, transgêneros, simpatizantes e mulheres da Chapada Diamantina, edição Seabra começou com a participação do Instituto Adé Chapada Diamantina no ENCONTRO DE CULTURA & FÉ no último domingo. A atividade  levou para o povoado de Palmeirinhas 38 manifestações populares e culturais da região,  tais como TERNO DE REIS, BANDA DE PÍFANO, BOI DE MARUÁ, BATUQUE DAS MULHERES, CAPOEIRA,TEATRO E MUITO OUTROS.

Já na segunda-feira, a Adé deu início ao ciclo de palestras nas escolas com temas como PREVENÇÃO À DST/AIDS E SEXUALIDADE, ministrado pela Enfermeira Sarah Viana do Instituto de Desenvolvimento de Estudos Ambientais e Sociais (IDEAS), HOMOSSEXUALIDADE, HOMOFOBIA, LESBOFOBIA, TRANSFOBIA E BULLYNG NAS ESCOLAS, ministrada pelo ativista humanitário Ìcaro Ceita, coordenador Geral do Instituto Adé Diversidade Bahia. No período matutino as palestras foram ministradas no Colégio Estadual FILINTO, e no período notuno no Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães.

O Prefeito "Rochinha" ratifica apoio às iniciativas da Adé Chapada Diamantina no ENCONTRO DE CULTURA & FÉ.

O Prefeito "Rochinha" ratifica apoio às iniciativas da Adé.

O Prefeito de Seabra, Rochinha (PMDB),  e seu vice estiveram com a Diretoria da Adé e ratificaram seu apoio à Diversidade e iniciativas da Entidade.  Vereadores (as) do município e outras personalidades também marcaram presença.

A vereadora Liliam (PP) assumiu o compromisso de apresentar na Câmara Municipal, dia 02 de maio o Projeto que institui 17 DE MAIO COMO DIA MUNICIPAL DE COMBATE À HOMOFOBIA, LESBOFOBIA E TRANSFOBIA. ” estou confiante na aprovação do projeto”, disse a jovem parlamentar. Na oportunidade os parlamentares apreciarão a possibilidade de já inserir A SEMANA DA DIVERSIDADE LGBTS & M  no calendário anual de cultura do Município de Seabra.

 A idéia é que haja diálogo entre  Câmaras e Deputados de toda região da Chapada para adotarem procedimentos semelhantes, defende as lideranças da Adé. Com apoio majoritário do Poder Público, parceria com a iniciativa privada e comprometimento da comunidade em questão, iremos construir um Território que se destacará no cenário Estadual e nacional pelo respeito efetivo aos Direitos Humanos de “minorias”, levando à melhoria da qualidade de vida destas pessoas, sobretudo com iniciativas que incentivem à educação inclusiva e inserção destes no mercado de trabalho. “Queremos capacitar nossos congêneres e fomentar o turismo gay friendly para gerar trabalho, emprego e renda para todos e todas. Mas ficaremos atentos para que empresas não apenas visem o lucro, mas tenham um papel social inclusive fundamental. Só receberão nosso “SELO ROSA” aquelas que seguirem nossas normas. Como cotas mínimas para o trabalhador e trabalhadora LGBT, defende Ícaro Ceita. 

A enfermeira Sarah Viana do IDEAS foi a convidada pela Adé para ministrar palestra sobre Saúde e Sexualidade.

Sarah Viana do IDEAS foi a convidada pela Adé para ministrar palestra sobre Saúde e Sexualidade.

Apesar das colocações do Professor Romário, do Colégio Filinto, terem causado espanto e repulsa  ao dizer que não aceita a manifestação pública de afeto entre gays por considerar o sexo homossexual  pornográfico e sujo. Os próprios alunos (as) reagiram diante de sua fala, “eles (os gays) têm o direito de fazer o que quiserem entre quatro paredes” exaltou-se discente Luiza. 

Na avaliação da integrante do Conselho de Mulheres do Território da Chapada Diamantina, Geisa Gabriele ” as palestras tiveram aceitação da parte dos alunos e corpo docente, os comentários foram positivos, e a polêmica gerada no calor do debate é natural, sobretudo por que foi bem rebatida por vocês de forma construtiva e firme”.

No Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães, a recepção dos alunos e docentes foi ainda mais enfática. ” Muito obrigado por terem feito uma interação tão habilidosa entre Saúde e Sexualidade, tiraram as dúvidas dos alunos e estávamos precisando”, disse Astrogilda Diretora unidade de ensino, que ainda completou em referência a histórico do fundador da Adé, o (Tenente) Ícaro Ceita, ” Você é um grande exmplo de vida para todos nós. Estaremos juntos no dia da Parada”, completou entusiasmada.

As palestras continuam por toda semana. Dia 06/05, sexta-feira às 09h, haverá a PALESTRA MAGNA no Campos XXIII da UNEB em Seabra

Mais fotos:

5 comments for “Palestras em escolas da I Semana da diversidade LGBTS da Chapada Diamantina repercute na região e é aprovada pela população.

  1. andré (colatina)
    3 de maio de 2011 at 20:58

    Parabéns ao Adé pela iniciativa !!valeu mesmo!! Obrigado ao Ícaro pela iniciativa!!! Aqui no Espírito Santo fiquei sabendo pela sua luta em prol do lgbt valeu!!!

  2. Jamilton
    4 de maio de 2011 at 2:43

    Sou aluno do Colégio ACM. Todos ficaram maravilhados com o trabalho de vocês. Tiraram dúvidas e mexerem legal com acabeça da galera. Estamos de braços abertos para receber vcs. Parabéns para Adé

  3. Aluno
    4 de maio de 2011 at 2:44

    Nota mil pra vcs. É isso ae

  4. Alguém
    4 de maio de 2011 at 2:46

    Ki coragem tem esse tenente de vcs viu. Até mudei minha opinião que tinha dos gays. Acho q vou com aturma do colégio para essa parada.

  5. Carla
    5 de maio de 2011 at 17:43

    PARABÉNS! Amei a iniciativa. A palestra foi ótima, tirei muitas dúvidas. E obrigada, precisamos de mais pessoas como vocês!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *